quarta-feira, 15 de junho de 2011

Manjerico

Nome Comum: Manjerico

Nome Científico: Ocynum minimum l.
Origem
Sul da Ásia (Índia e Indonésia), mas aclimatou-se muito bem na Europa.
Influência da Luz - Muita luz
Altitude Baixa

Características / Efeitos Terapêuticos

O manjerico tem folhas grandes e extremidades floridas, ovaladas e dentadas, de 3 a 5 cm, de comprimento, de cor verde brilhante, com flores pequenas brancas ou rosadas em forma de cachos e floresce no fim do verão. Desenvolve-se em solos argilosos com húmus bem regados e drenados.
O manjerico é Anti-espasmódico, analgésica, anti-febril, anti-séptico, aromatizante, calmante, dispepsia nervosa, diurético, estimula o aparelho digestivo, expectorante, excitante, hidratante, relaxante, revigorante e sedativo.O manjerico actua no sistema digestivo como anti-séptico. Contém propriedades calmantes e anti-stress, combatendo a insónia, fadiga mental e enxaqueca. É rico em vitaminas A e K, cálcio e ferro.


Curiosidades de Utilização

Alimentação - Os manjericos podem ser combinados com omeletas, ovos mexidos, carne, peixe, saladas, massa e tomates, a partir ebulição das folhas. Na Itália, o manjerico é utilizado para substituir a salsa e o limão, mas combina com a pimenta, a salsa ou o rosmaninho. Aromatiza os pratos de cozinha tailandesa e a provençal. Muito utilizado em molhos, saladas, pizzas, queijos, massas, ovos e pães. O manjerico, na cozinha, deve ser utilizado fresco numa salada de tomate, nas massas ou na sopa -, mas perde todo o gosto na cozedura.

O manjerico facilita a digestão dos alimentos e serve como calmante.

Perfumes - Serve para óleos aromáticos. Utilizado em fragrâncias masculinas. Óleos para fabrico de sabonetes, pasta de dentes, colírio e perfumes. O manjerico exala um perfume suave, sobretudo à noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário